domingo, 13 de maio de 2012

UNITA e o 19 de Março - Opinião

artigo retirado do Facebook



A UNITA, maior Partido da oposição em Angola (com 16 Deputados contra os 191 do MPLA num universo de 220) diz que vai fazer parar o país dia 19 de Maio sábado.
__________________________
Mas no sábado o país já não está parado?
Que país é que a UNITA quer afinal de contas parar? (pergunta estúpida?) Não, não é, e tem sentido se percebermos às particularidades muito "particulares" dos angolanos. É que literalmente o país para no sábado e domingo (e ninguém quer saber de trabalho e até desligam o telemóvel); ninguém trabalha a não ser os serviços de segurança, ordem publica, hospitais, bombeiros etc...Não creio que a UNITA consegue parar mais ainda.
Se a UNITA quiser parar o país, devia convocar esta manifestação para um dia em que realmente podia-se fazer sentir os efeitos, neste caso um dia normal de trabalho. Sexta 18 seria o ideal. Aí sim veríamos a força que este Partido tem, por um lado, e pelo outro veríamos se realmente os angolanos estão com a UNITA. 
Pelo o que vou conhecendo do país politico, tenho a certeza que esta manifestação agora convocada será um autentico fracasso. Repito: Será um autentico fracasso. 
Alguns motivos: Os angolanos, na sua maioria jovens, não aderem a nada que não esteja ligado ao MPLA. (A LIMA e a JURA não têm capacidades mobilizadoras iguais a OMA e a JMPLA nas grandes cidades).
Os angolanos (principalmente nas grandes cidades), no sábado queres é curtir, desbundar, estar com a família e amigos e poucos são aqueles que querem saber de situações ligadas à politica, sobretudo vindo de um Partido que na qual a maioria ainda está traumatizado com algumas coisas menos boas que fez num passado muito recente.
Outro motivo do fracasso que antevejo desta manifestação é o MPLA. Tenho cá para mim, que o maioritário vai fazer algo gigantesco para este dia para desta forma abafar e dissuadir a juventude à aderir. Tenho a certeza quase que absoluta. Vai ser certamente algo que acontecerá em todas províncias. 

ESTAMOS EM ANO DE ELEIÇÕES.
ESTAMOS EM PRÉ CAMPANHA.
TODOS OS PARTIDOS PODEM E DEVEM USAR TUDO E TODOS PARA ATINGIR OS SEUS OBJECTIVOS. 
MAS ATENÇÃO QUE EM POLITICA NÃO VALE TUDO. 
NÃO VALE OS ATAQUES PESSOAIS NEM MUITO MENOS VALE OS CAENCHES OU ÀS MILÍCIAS CONTRATADAS PARA "VARRER" COM OS MANIFESTANTES. 
NÃO VALE TAMBÉM QUEIMAR CARROS.

VIVA A DEMOCRACIA E VIVA ANGOLA.
 



Pensar e Falar Angola

Sem comentários: